O manual da Vida

O manual da Vida

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA

O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA

Deus é um rei e criou os céus e a terra e tudo o que há na terra, para que ele reinasse sobre o mundo e colocou o homem criado a sua imagem e semelhança para dominar e reproduzir a sua espécie no mundo real criado por ele, ele é um espirito e precisava de um corpo carnal para se manifestar, ele ainda precisa de nós para se manifestar ao mundo, por isso nos revelou que somos parte do corpo e templos de Deus, temos que nos santificar para que o espirito santo, Jesus, o próprio Deus se manifeste ao mundo através de nós, joao17. 14-17,22.
A bíblia (o manual da vida) se resume em uma só palavra, obediência, por causa da desobediencia, reis perderam reinos, adão, Saul 1 Samuel 15.22,23, e outros tantos após eles, 1 e 2 reis e 1 e 2 crônicas.
Deus é um rei Justo e um Juiz, só ele pode julgar o mundo, Tiago 4.11, o demônio enganou Eva com a ideia de que ela seria igual a Deus se experimentasse do fruto proibido (o pecado) e com isso tomou-as chaves do reino e Desde então Deus já tinha um plano para resgatar o reino, executado com perfeição pelo seu filho (Jesus) hebreus 4.15,12. 1,2.
Precisamos entender o reino de Deus como um reino governado por um rei, que é um justo Juiz, pois nos tempos iniciais era o rei que Julgava as demandas e o que o rei sentenciava não podia ser desobedecido. Ou seja, a palavra do rei é lei, Jesus nos ensinou sobre isso em Mateus 5.17, joao 12.47, Jesus foi injustiçado para que nós fossemos libertos, não conseguiram condená-lo em nada, mateus27. 11-24 e Ele nos deixou a Bíblia inteira nos falando a respeito da sua justiça, ele veio nos trazer vida e não anunciar a morte ,joao10.10 e nos fazer para o pai reis e sacerdotes,apoc.5.10.O povo de Deus continua sendo destruído por rejeitar o conhecimento de Deus,Oséias4.6,mateus 22.29 e joao5.39, A nossa sorte é que Jesus veio para os pecadores e levou cativo o cativeiro até dos rebeldes distribuindo dons. Salmos 68.18 e efésios4. 8.

Deus tentou com seus profetas, Noé, Abraao,Isaque, Jacó, José, sem a Lei,Moisés (o qual deu a lei), tirou o povo da escravidão do faraó (o diabo), o povo murmurou, Moisés foi levado a pecar, não pode entrar em Canaã (Terra que emana leite e mel) terra da promessa uma nova vida com abundancia de tudo numa terra que Deus havia preparado. Lógico que o diabo estava de posse dessa terra, através de seus povos (inimigos do povo de Deus) Deus levantou Josué para liderá-los e mostrou sinais de que estava com Josué assim como foi com Moisés, Josué1ss, Deu vitórias para Josué tão convincentes e seu povo a ponto de todos os temerem, como com Moises, abriu o mar vermelho, alimentou eles com maná do céu, tirou agua da rocha, e com Josué abriu o rio Jordão, derrubou as muralhas de Jericó, só isso seria suficiente para eles não duvidarem que Deus também lhe entregasse Canaã, mas temeram, e murmuraram por isso a grande maioria do povo morreu no deserto (assim acontece com quem não aceita o sacrifício de Jesus, morre no deserto, pois Deus permite que as serpentes nos mordam no deserto números 21.4-9 somente quem olha para Jesus se livra da morte no deserto)joao3. 15, ,mas Deus cumpriu sua promessa e entregou a terra a Josué e Calebe e seus descendentes. Deu-lhes a terra e a lei para viverem sem pecado na terra que Deus lhes tinha dado, Principalmente o livro de deuteronomio, mas o povo desobedeceu e se contaminou com o povo que habitava sua terra (representa o pecado novamente desobedecendo a Deus), Deus ordenou que destruíssem tudo e não deixassem nada vivo, falharam nisso e em não habitar toda a terra que Deus Havia dado (falha do Josué e seu povo), Paulo entendeu isso e disse combati o bom combate guardou a fé cumpri a carreira, 2 Timóteo 4.7,8.
O povo de Deus continuou desobedecendo ao SENHOR e por isso foi escravizado e pereceu na mão dos inimigos, deus estabeleceu juízes e deu-lhes poder para os livrá-los das mãos do inimigo fazendo milagres para mostrar o seu poderio, Gideão, Débora, sansao, jefté e outros menos famosos, até Eli, e Samuel que foi o maior dos Juízes e o mais obediente e abençoado, mas o povo, não contente com os Juizes, pediu um rei a Deus, Deus mandou um rei conforme seus olhos, 1 Samuel 16.7. Saul foi o primeiro rei, mas pecou e desobedeceu a Deus, Deus então lhe levantou um rei segundo o seu coração Davi e mandou Samuel Ungi-lo! Samuel 16.7
Davi foi perseguido por Saul durante 20 anos, mas ficou firme crendo nas promessas de Deus e por isso foi recompensado com um reino que nunca terá fim (Jesus é sua descendência) e um rei vencedor que nunca perdeu uma batalha, os atributos de Davi podemos ler em 1 Samuel 16.18, e Davi era obediente a Deus e sabia o quanto Deus é misericordioso, pois mesmo pecando se quebrantava diante de Deus e Deus sempre o perdoava, o pecado mais grave de Davi foi o adultério Com Bate_Seba e o assassinato de seu Marido Urias, mas quando Natã foi usado para desmascarar o pecado de Davi este entrou em Jejum e oração e aceitou a sentença de Deus sobre a criança, ele profetizou os Salmos 51 e orou e fez um pacto nestes Salmos de ensinar os transgressores o caminho de Deus, Por isso os Salmos são preciosas instruções para herdarmos o reino de Deus e foram citados por Jesus em Lucas 24.44.
Davi ainda pecaria novamente, mas Como Deus é justo ele não levou livre nem Davi e este recebeu as punições pelos seus pecados.
Os reis que sucederam Davi, todos os que fizeram as orientações de Deus foram extremamente abençoados, mas tropeçaram principalmente nas riquezas e quando eles levavam o povo a praticar o pecado o povo era escravizado.
Deus não desistiu e mandou profetas para mostrar aos reis o que deviam fazer mais muitos reis e o próprio povo matavam seus profetas (Jesus falou sobre isso Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!).
Deus não desistiu do resgate do reino e silenciou durante 400anos, até que seu povo fosse dominado na terra por um reino que se assemelhasse a ideia original de Deus (o império Romano) e ai estava estabelecida as condições para enviar seu filho sempre sendo fiel a tudo o que ele havia escrito através de seus profetas e ele veio e cumpriu tudo o que haviam escrito sobre ele, Lucas 24.44, ele foi o preço pago pelo nosso resgate, joao3. 16 ,ele veio para nos anunciar como viver o seu reino aqui na terra ,Mateus 4.17 e ele nos disse o quanto seria difícil nós herdarmos este Reino, Lucas 16.16,nos deixou varias instruções principalmente no sermão da montanha,mateus5-7, e por onde andava  mostrava a nós que com o seu poder ele fazia milagres e dominava a natureza, conclui a sua obra principalmente nas instruções que ele nos deixou em joao14-17 nos capítulos 18 e 19 ele padeceu tudo o que estava escrito a cerca dele
Morrendo na cruz do calvário e no 20 ressuscitando, diante da incredulidade de todos inclusive dos discípulos que andavam com ele e foram testemunhas dos milagres ele retornou em carne e osso num corpo renovado e apareceu varias vezes e registraram isso nos capítulos 28 de Mateus, 16 de Marcos, Lucas 24 e Joao 20,21. Mostrando que ele é um Deus vivo que habita entre nós e ficará vivo até o fim dos tempos Hebreus13. 8 falando conosco e criando através das nossas palavras hebreus1.1 e 4.12 por isso ele inspirou os apóstolos a irem ,pregarem ensinarem ,curarem, ou sejas fazer os mesmos sinais que ele fazia marcos16.15-18,somente quando estamos consagrados ele realiza seus milagres através de nós, por que sem ele nada podemos fazer.joao15.5,7.

Ele enviou os discípulos (alunos) como apóstolos (enviados), mas o demônio levantaria grandes perseguidores à continuação e divulgação da sua obra entre eles Saulo de Tarso, o qual o próprio Jesus o transformou em apóstolo atos 9.15, sendo muito usado por Jesus para ser espetáculo ao mundo e dar testemunho de Jesus, Paulo era um fariseu, Judeu, Romano, ou seja, poderia andar entre o seu povo e os gentios, o Livro de Romanos traz grandes ensinamentos de Paulo como herdar o reino de Deus, a prova maior de que foi o próprio Jesus que escolheu e preparou Paulo para a sua obra é que segundo os historiadores e teólogos as Cartas de Paulo foram escritas antes dos evangelhos pelos apóstolos que andaram com Jesus e Paulo demonstra em todas as suas epistolas um conhecimento de Jesus como se tivesse andado ao lado dele, no livro de galatas1. 15 Paulo revela que após o encontro com Jesus em Damasco e o batismo com o espirito santo ministrado a ele por Ananias ele foi conduzido ao deserto por três anos ficou no deserto da Arábia e somente quando estava pronto Jesus o enviou a pregar e abrir igrejas e fazer discipulos padeceu em nome de Jesus para cumprir o que Jesus falou a Ananias em atos9. 15.Os apóstolos enviados por Jesus foram homens santos que foram usados por ele para que os sinais de Jesus continuassem , até hoje continuam, pois através dos milagres se reproduzem os discípulos(alunos) que alguns são escolhidos para apóstolos,oslideres de ministerios.Joao 15.16, inclusive o livro e as epistolas de Joao Bem como o apocalipse foram escritos por ultimo cerca de 30 anos após os livros de Paulo de Pedro ,Tiago e judas,livros que nos ensinam a permanecer no reino de Deus, Jesus inspirou o apóstolo João a escrever estes livros para retratar a sua santidade nos reafirmar a autoridade que há no seu nome ,nos dar o seu poder, Joao 14.12,13,17.14-22 e nos deixar o apocalipse que é um livro de pura revelação das coisas que estão acontecendo e que vão acontecer nos revelando como estão as igrejas hoje apocalipse3ss e como tem que estar quando ele retornar, revela que já nos fez reis e sacerdotesapocal.1.6 e 5.10(reis – nos devolveu o domínio sobre tudo que ele criou, sacerdotes- Nos deu o poder de em seu nome ,criar) e nos alertando nas suas ultimas palavras para que não adulterasse uma só letra do que está escrito nas profecias deste livro apocalipse22.18 confirmando o que ele falou estando entre nós em Mateus 5.18,mateus24.35,28.20.
Em cristo com Amor
Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário