A Casa Que Deus Edificará Para Davi:
O Anúncio Da Aliança Davídica
(71:11b-17)
(71:11b-17)
“Dar-te-ei, porém, descanso de todos
os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que ele, o SENHOR, te fará casa.
Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei
levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o
seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre
o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a
transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de
homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul,
a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados
para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. Segundo
todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.”
A história deste capítulo começa com Davi
pretendendo edificar uma casa (um templo) para Deus. Deus ternamente o
repreende por esse plano mirabolante. Davi adotou a postura errada, de ajudar a
Deus em vez de ser constantemente amparado por Ele. Deus cuidou muito bem de
Seu povo quando Se associou à arca e ao tabernáculo. Ele não pediu um templo,
pois não precisava de um. Deus sempre esteve por trás de todo o sucesso de
Davi, e agora está lhe prometendo glórias ainda maiores. Assim, Deus volta à
questão da “casa”. Será que Davi vai edificar uma casa para Deus?
Não, não vai, embora seu filho vá. No entanto, Deus diz que Ele irá edificar
uma “casa” para Davi. Os detalhes a respeito dessa “casa” são mostrados nos versos 12 a 17.
Esta profecia, como muitas outras, tem um
cumprimento próximo e outro futuro. O cumprimento próximo está em Salomão, o
segundo filho de Davi com Bate-Seba. Ele é quem tomará o lugar de Davi e
reinará em Israel após sua morte. Sabemos que as palavras de Natã devem se
referir a Salomão, pois incluem o fato de que o “filho” de Davi
pecará e de que Deus o corrigirá. Esta afirmação não pode ser feita em relação
ao Messias, o Filho de Davi que virá para tirar o pecado do mundo e Se assentar
no trono de Seu pai, Davi. Diferentemente de Saul, cuja dinastia foi afastada,
a “casa” de Davi (seus descendentes) será uma dinastia, e
reinará sobre Israel.
Os descendentes de Davi - sua “casa” - desfrutarão de um relacionamento único e
privilegiado com Deus. Esse relacionamento é descrito como um relacionamento
entre pai e filho, ou devo dizer entre Pai e filho (e entre Pai e Filho). Na
Bíblia, ser “filho”, às vezes, significa muito mais do que ser
apenas um descendente físico do pai. O termo “filho” é empregado
para designar aquele que governa em lugar de outro (o pai). Adão era “filho de Deus” no sentido de que ele dominava sobre a criação
como agente de Deus (ver Lucas 3:38). Satanás e os anjos também são
apresentados como “filhos” de Deus nesse sentido. Aqui, Salomão também desfruta de um
relacionamento de Pai e filho com Deus.
Nesse sentido, ninguém se torna “filho” ao nascer; um rei só se torna “filho” de Deus quando Ele o instala no trono:
“Ri-se aquele que habita nos céus; o
Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os
confundirá. Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua
possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de
oleiro.” (Salmo 2:4-9, ênfase minha).
É exatamente isso o que Deus diz ao Senhor Jesus
Cristo. Deus O chama de “Filho” no dia do Seu
batismo (Mateus 3:17, Marcos 1:11, Lucas 3:22) e na Sua transfiguração (Mateus
17:5, Marcos 9:7, Lucas 9:35). Pedro faz menção destas palavras, ligando-as à
transfiguração (II Pedro 1:17). O escritor da carta aos Hebreus também faz uso
delas como prova de que Jesus é o Messias prometido aos judeus (1:5, 5:5). Em
5:5, ele especificamente se refere ao texto de II Samuel 7:14 como tendo cumprimento em Cristo. Em Atos 13:33, Paulo alude às
palavras do Salmo 2 como tendo cumprimento em Cristo, especialmente com relação
a Sua ressurreição dos mortos.
A palavra “filho” ou “filhos” é usada ainda com referência àqueles que têm fé
em Jesus Cristo. Quando somos salvos pela fé, tornamo-nos “filhos” de Deus. O termo “filhos” não
significa apenas isso, mas também que seremos aqueles que reinarão com Ele:
“Porque para mim tenho por certo que
os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser
revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos
filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas
por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será
redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de
Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta
angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias
do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos,
a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8:18-23)
Quando Cristo voltar à terra e formos ressuscitados
dos mortos, seremos adotados como filhos em Cristo, e reinaremos com Ele por
toda a eternidade.
Davi terá filhos e esses filhos se tornarão “filhos” de Deus porque reinarão sobre Israel. Contudo,
ainda haverá um “filho” muito especial, por meio do
qual todas as promessas de Deus feitas aqui e em outros lugares (relativas ao
Seu reino) serão cumpridas, quer na Sua primeira vinda quer no Seu retorno à
terra. Davi terá muitos filhos, os quais reinarão depois dele, e ele e seus
filhos se tornarão “filhos” de Deus. Entretanto, a
maior de todas as promessas é que esse “filho” muito
especial virá, como descendente de Davi, e Seu reino será eterno. É nesse “Filho” que todas as esperanças de Davi, todas as
esperanças de Israel e todas as nossas esperanças são cumpridas. E essa é a essência
da aliança davídica. Deus dará filhos a Davi que reinarão em seu lugar, mas a
Sua promessa será cumprida plena e finalmente no “Filho” especial que
ainda virá.
Estas palavras, ditas por Natã, são a genuína
palavra de Deus. Elas são dadas a Natã numa visão, que exige uma “revisão” da
permissão dada por ele a Davi para edificar uma casa para Deus. Deus, portanto,
fala a Davi por intermédio de Natã. Com certeza esta é a palavra de Deus.
Deus deu o poder de se tornarem filhos de Deus aqueles que receberem e crerem em Jesus!
Aceite a herança de Jesus entregue sua vida para ele,você verá o que Deus fará na sua vida,mas a fé em Deus é crer que ele fará o que diz antes de receber, como está sua fé? você precisa ver para crer?
com a paz e o amor de Jesus
Paulo Freire
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